O que é pretensão salarial?

O que é pretensão salarial?

Pretensão salarial nada mais é do que valor que alguém deseja receber para executar determinada função ou ocupar um cargo. Geralmente, a pretensão salarial é informada durante a entrevista de emprego ou nas fases finais de um processo seletivo.

No geral, existem alguns pontos que devem ser levados em conta quando o assunto é pretensão salarial.

O que considerar quando o assunto é pretensão salarial

Antes de mais nada, especialistas recomendam: não informe sua pretensão salarial no currículo. Só faça isso se a empresa para a qual você estiver aplicando solicitar essa informação. O mesmo vale, também, para entrevistas de emprego.

Abaixo,dicas simples que podem ser consideradas sobre pretensão salarial.

1. Pesquise o mercado

Se estiver mudando de cargo, procure saber qual a faixa salarial e como outras empresas remuneram funcionários que ocupam a mesma posição que você em seu emprego atual.

É importante ter em mente quanto o mercado está pagando por profissionais da sua área e com a sua experiência.

Se a mudança for de empresa, vale se informar sobre a cultura, os valores, a forma como trabalham e a maneira que desenvolvem o negócio.

2. Considere a sua experiência

Formação acadêmica e experiência profissional são levadas em conta. Portanto, o ideal é que o valor que você deseja ganhar esteja de acordo com a sua trajetória no mercado de trabalho.

Se estiver buscando uma mudança de carreira, por exemplo, suas experiências anteriores podem não ser tão relevantes para a vaga nova.

3. Analise os benefícios

Não considere apenas o salário bruto (que é a remuneração que um trabalhador recebe, por mês, sem considerar os descontos oficiais obrigatórios), mas também os benefícios, como plano médico e odontológico, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), vale refeição e flexibilidade de horário são alguns exemplos.

Bom espero que tenha esclarecido suas duvidas sobre a pretenção salarial,um grande abraço e ate nosso proximo atigo.